Se você quer conhecer uma pessoa realmente, veja como ela trata os próprios pais – Iate Clube Jardim Guanabara

Se você quer conhecer uma pessoa realmente, veja como ela trata os próprios pais

A sociedade carioca precisa sair da letargia e se insurgir contra a morte de policiais
17/07/2018
Os 451 anos da Ilha e o incêndio do Museu Nacional
03/10/2018

Aproveitando a proximidade desse dia superespecial, que é o Dia dos Pais, quero enfocar, para que todos possam refletir, sobre os milhares de pais e mães que são literalmente abandonados em asilos pelos próprios filhos.

Já visitei algumas dessas instituições e sempre constatei o ver­dadeiro sofrimento vividos por esses idosos. Há alguns dias, assisti em um dos canais de TV da nossa cidade uma reportagem sobre essa deplorável atitude, tomada justamente por aqueles que mais deveriam se preocupar, cuidar, dar atenção e amor aos seus pais: seus filhos.

Se o prezado leitor tiver oportunidade de, em algum momento, visitar um desses asilos, públicos ou privados – ou até se já visitou -, poderá constatar a enorme tristeza, melancolia e – o que é pior – a falta de esperança que esses velhinhos demonstram.

Eles se sensibilizam com uma simples visita de uma pessoa estranha, que lhe é inteiramente desconhecida. Mas só o fato de você visitá-los, bater um papo, dar uma atenção, fazer um carinho ou até mesmo lhes dar um simples pacote de biscoito… tem um valor incomensu­rável. Pentear seu cabelo, fazer sua barba, no caso de homens, ou lhes passar um batom, no caso de mulheres, por exemplo, tem uma dimensão muito especial. O sofrimento, completamente desnecessário e desumano pelo qual eles passam, é digno de uma profunda reflexão por parte de todos nós e dos governos.

Vamos formar um grupo para arrecadar doações para esses velhinhos e visitá-los em asilos?

Assim, proponho que os leitores que assim o desejarem juntem-se a nós, sem muita burocracia, mas com bastante solidariedade, para arrecadarmos doações para esses idosos, de asilos públicos ou particulares. Num dia previamente acertado, comunicaremos a todos que possam nos acompanhar para fazer a visita e a entrega. Só não aceitamos doações em dinheiro. Para se unir a nós, basta ligar para 2468-3000 (de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas) ou enviar um e-mail para icjg@icjg.com.br, aos cuidados de Daniella Oyola, que co­ordenará essa campanha.

E você, que é sócio do Iate, no dia em que fizer o pagamento da sua mensalidade, poderá levar um quilo de alimento não perecível e entregá-lo na Secretaria.

No mais, um excelente Dia dos Pais para todos eles e para seus filhos.